domingo, 8 de novembro de 2009

A Sereia de Sal



sal sm. 1. Cloreto de sódio, cristalino, branco, usado na alimentação. 2. Fig. Graça, vivacidade. 3. Fig. Malícia espirituosa.

sereia sf.1. Ser mitológico, metade mulher, metade peixe. 2. Fig. Mulher sedutora.

sereia de sal sf. 1. Criatura marítima com aparência feminina, metade mulher, metade peixe, que pode transformar-se em pó (sal) e dissolver-se na água. 2. Fig. Transmuta-se; transforma-se (tem o poder de transmutação, podendo aparentar-se a qualquer humano, animal ou até mesmo a um ser inanimado). 3. Fig. Mulher (criatura) sedutora.

_Fonte: dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (2009);

Sereia de Sal

“Acredita-se que exista apenas uma Sereia de Sal e que ela viva em alto mar na região portuária do Oeste. Normalmente associada à lenda de Groto, O Âncora, a criatura ‘metade humana, metade peixe’ seduz homens ligados, de alguma maneira, à traição – eis aí resquícios do paralelo entre uma história e outra – arrastando-os ao mar e afogando-os nas profundezas das águas salgadas.
Algumas pessoas acreditam na possibilidade de a sereia ter ‘nascido’ décadas (ou talvez séculos) antes de Ernesto Groto existir, criada por algum mago pirata quando a traição era recorrente entre marinheiros e viajantes. Outros dizem que ela nasceu das águas, uma vez que é constituída de sal e adaptou-se à sina d’O Âncora, angariando um motivo recorrente para seduzir homens à morte, tamanho seu encanto e beleza. Ambas especulações não têm sua veracidade comprovada, uma vez que estamos tratando de lendas.
Por poder transmutar-se em qualquer ser vivo ou abiótico, camuflava-se com precisão e extraía desse poder o charme capaz de levar todo humano a sucumbir em seus braços salgados, fazendo-os desaparecer ao mar para todo o sempre. Mas por este motivo, era suscetível a aceitar pactos com homens de mentes fortes que não caíam na tentação que era o seu canto e beleza, trocando algo de valor sentimental ao ‘contratante’ pela liberdade do mesmo (a partir dessa tese surgiu a lenda mais famosa supracitada).
Relatos verdadeiros de homens que sumiram no oceano são presenciados até hoje e ninguém descarta a possibilidade desses desaparecimentos estarem ligados à sereia de sal e, consequentemente, a Groto, O Âncora – uma união que ultrapassa as gerações e ainda desperta curiosidade.”

Outras lendas:
- Umbraço (criatura de apenas um braço que vive nas montanhas);
- No Face (crianças sem rostos do oriente);
- Hyumake (homem das unhas sangrentas da região central do continente);
- Demais lendas (clique aqui).

Fonte: Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sereiadesal_gk

*Para saber mais a respeito da lenda de Groto, O Âncora e da Sereia de Sal, acesse os links em destaque no texto acima.

POR RICARDO MICHILIZZI

Nenhum comentário: